O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) iniciou as inscrições para o curso gratuito EaD de Gestor de Manutenção. Com carga horária total de 160 horas, a formação será oferecida pelo Campus Arcos e contará com tutoria e mediação pedagógica. O edital disponibiliza 350 vagas, organizadas em cinco turmas com 70 alunos cada.

Podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais que estejam cursando ou já tenham concluído curso superior em qualquer área do conhecimento, inclusive tecnologia. A comprovação da condição acadêmica poderá ser solicitada por meio de diploma, certificado, declaração de matrícula ou documento similar.

Quem pode se inscrever no curso gratuito EaD de Gestor de Manutenção

Esta capacitação é uma formação inicial, não se tratando de pós-graduação. O IFMG esclarece que o conteúdo do curso é baseado em três disciplinas do programa de Pós-Graduação em Gestão da Manutenção do Campus Arcos: Introdução à Gestão da Manutenção, Planejamento e Controle da Manutenção e Manutenção Corretiva e Preventiva.

Além disso, o curso é totalmente gratuito, assim como o processo de inscrição. A quantidade de vagas pode ser ampliada mediante demanda e condições institucionais, conforme decisão da coordenação.

Inscrição e matrícula automatizadas

Ao preencher o formulário eletrônico para inscrição, o candidato também estará requerendo matrícula no curso. Isso significa que quem for aprovado dentro do limite de vagas não precisará realizar uma nova inscrição para se matricular, embora haja a conferência dos documentos e requisitos apresentados.

Esse procedimento facilita o processo e agiliza o acesso ao curso para aqueles que forem selecionados.

Processo seletivo do IFMG para Gestor de Manutenção

A seleção seguirá a ordem de prioridade estabelecida no edital nº 1061/2026. Primeiramente, terão preferência os candidatos formados em cursos de engenharia. Em seguida, será levada em conta a nota da entrevista escrita, que estará disponível no formulário de inscrição.

Em caso de empate, o critério será a data e hora da inscrição. Candidatos que obtiverem nota zero na entrevista serão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Cronograma e informações importantes sobre as inscrições

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado em 4 de novembro, com prazo para recursos nos dias 5 e 6 do mesmo mês. A classificação final será divulgada a partir de 9 de novembro. As aulas começarão em 23 de novembro de 2026, e as instruções para acesso ao ambiente virtual serão enviadas aos aprovados.

Os interessados podem se inscrever até o dia 31 de outubro de 2026, preenchendo o formulário eletrônico disponível aqui.

Vale a pena fazer o curso gratuito EaD de Gestor de Manutenção do IFMG?

Para quem busca uma formação sólida no campo da gestão de manutenção, o curso do IFMG representa uma oportunidade gratuita e flexível, ideal para quem deseja se especializar sem custo. A modalidade EaD permite conciliar estudo e rotina pessoal, o que amplia o alcance para candidatos de diferentes regiões.

Se você procura opções gratuitas de formação e especialização, pode considerar ainda outras oportunidades disponíveis, como a pós-graduação gratuita do IFSC com 310 vagas, ou cursos com milhares de vagas em instituições como o Senai-DF, que movimentam o setor de educação profissional e tecnológica no país.

O site Revista em Veredas acompanha as principais novidades sobre cursos, concursos e tecnologia educacional para oferecer as melhores opções a quem quer investir no conhecimento e no futuro profissional.

Share.

Concurseiro por vocação e escritor por paixão. Há uma década, acompanho de perto o Diário Oficial e os bastidores dos maiores processos seletivos do país. Já passei pelas redações dos principais players do nicho, incluindo o Curso Agora Eu Passo, sempre com o objetivo de entregar a informação que realmente importa para quem está na "trincheira" dos estudos. Se tem edital na praça ou concurso vindo aí, eu escrevo sobre.

Leave A Reply