As redes sociais têm alcançado cada vez mais público e faz parte da vida de nossas escolas. Com isso, muitas escolas acham que podem se limitar à manutenção de redes sociais e que ter um site perdeu a importância – o que é um grande equívoco.
Diferente do que muito se acredita, apostar em marketing digital por meio de redes sociais não exclui a necessidade de uma instituição ter um site. Além disso, muitas são as estratégias para que sua escola possa ser bem vista por meio dele e para que ele promova uma melhora significativa na sua captação de clientes.
Funções distintas
Inicialmente, é bom salientar que redes sociais e sites cumprem funções distintas: as primeiras promovem um relacionamento com o cliente. Já o site tem um caráter mais institucional.
O site é um espaço só seu nesse grande oceano que é a internet. É nele que estão reunidas de forma linear e organizadas todas as informações sobre a sua escola: diferenciais, resultados e serviços.
Na linha do tempo das redes sociais, as informações se perdem e é necessário muito esforço para que o cliente possa achar algo que ele esteja procurando. O site, por sua vez, é um canal direto para que o cliente conheça sua escola e entre diretamente em contato, caso surja alguma dúvida.
O site deve ser atualizado
Além de ter uma página só sua na web, ela deve ser sempre atualizada com novas informações e ter uma versão mobile, otimizada para celular.
Uma página desatualizada passa a impressão de abandono e de desleixo, fazendo com que clientes em potencial achem que a sua instituição não existe mais.
Nesse sentido, o seu site deve ter conteúdo de valor, atualizado com ações feitas na escola, por exemplo. Esse elemento humanizado, além de dar a sensação de pertencimento a quem já estuda lá, expõe a satisfação da escola de ter seus alunos e a forma como ela os valoriza.
Além disso, muitas pesquisas são feitas por meio de smartphones. Logo, ter um site responsivo tornará a navegação mais agradável ao cliente, fazendo com que ele fique por mais tempo no site e conheça mais aspectos da escola.
Como usar o site para captar mais clientes
Para garantir que seu site possa te ajudar na captação de clientes, é importante que ele seja todo construído para que você se relacione com o cliente por meio dele.
Para que o seu site consiga bons resultados, é importante que ele tenha chat, um blog com conteúdo relevante, uma área de notícias com as últimas novidades da escola e chamada para ação (CTA) para captura de leads.
Conforme visto, o site pode ser um grande aliado para a sua escola ser vista, lembrada e expandir seus negócios. Não abra mão dessa ferramenta.
LEONARDO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Publicitário e especialista em marketing educacional. É sócio da LK Comunicação e da Prospecta Educacional. Idealizador da Revista Veredas Educacionais.
leonardo@agencialk.com.br
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