top of page

Líderes que aprendem para sempre

Humildade de querer aprender, sempre; disposição para o aprendizado contínuo, curiosidade intelectual e emocional para vivenciar novas experiências e vontade de melhorar constantemente são a tributos indispensáveis dos líderes que aprendem para sempre.

O líder é um agente de transformação, que motiva experiências positivas e promove o desenvolvimento de seus liderados, seja em uma organização ou numa sociedade como um todo.


Mas, o que aprender? Como aprender? Onde? Quando? Com quem?


Com a imensa invasão da tecnologia, inteligência artificial, novos métodos, a rapidez e a"facilidade" de acesso ao conhecimento, é preciso que haja atenção constante na nossa forma de aprende e liderar.


Se parar de aprender, você para no tempo e estará “estagnado”. Na realidade, vai regredir, pois tudo à nossa volta continuará a “andar para a frente”.

Acreditar que já sabe o suficiente e não precisa mais aprender é um grande passo para o fracasso. Não há evolução como pessoas e profissionais se não houver o hábito da aprendizagem contínua.



POR QUE SER UM LÍDER QUE APRENDE SEMPRE?


Fernando Carvalho, gerente dos Sistemas Mackenzie de Ensino, pontuou algumas razões para isso:


​1. As mudanças do mundo estão cada vez mais rápidas, movidas pela aceleração da produção e troca de informações – sem aprender sempre, o líder rapidamente ficará obsoleto; 2. O líder cristão sabe que seu processo de desenvolvimento e crescimento tem que ser permanente – é uma busca contínua para sermos cada vez mais parecidos com nosso mestre Jesus, conforme Ef. 4:13-15: "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo"; 3. Liderança é uma atividade baseada no relacionamento com pessoas. Esse é um dos campos mais complexos do conhecimento – como as pessoas funcionam, reagem, se motivam, se conectam, se comunicam, etc. Uma vida toda talvez seja pouco para aprender e praticar tudo sobre esse tema.



QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER QUE APRENDE?


Empatia, autoconhecimento, proatividade, versatilidade e bom relacionamento são, sem dúvida alguma, características indispensáveis a qualquer bom líder.


Porém, "a principal característica do líder que aprende para sempre é a humildade de saber o quanto falta aprender. Junto com esta, ele precisa ter a disposição para o aprendizado formal e prático, a curiosidade e a disposição para experimentar o novo e, por fim, a capacidade de aprender com os erros (seus e dos outros)", ressaltou, Fernando.



QUAIS BENEFÍCIOS O LÍDER QUE APRENDE PARA SEMPRE TRAZ PARA SEUS LIDERADOS?


Foi-se o tempo em que o líder era aquela pessoa autoritária, que quando chegava perto de seus liderados, todos mudavam de comportamento e se concentravam em seus afazeres, com medo de tomar aquela bronca...


Atualmente, líderes e liderados possuem uma conexão mais leve e recíproca, onde cada um tem consciência de suas atribuições.


Segundo John Haggai, “Liderança é o esforço para exercer conscientemente uma influência especial dentro de um grupo, no sentido de levá-lo a atingir metas de benefício permanente, que também supram as necessidades reais do grupo”.

"Tomando essa definição como parâmetro, o líder que aprende sempre saberá como exercer uma influência positiva para o grupo e seus objetivos e, principalmente, como desenvolver novos líderes, tornando-se sempre um bom exemplo", comentou Fernando.



NUMA ÉPOCA DE "TANTAS INFORMAÇÕES", COMO O LÍDER PODE FILTRAR O QUE APRENDER?


Eis uma boa questão!


Com tantos "coaches" por aí, tantos "conteúdos" e promessas de conhecimento rápido e "transformador" na internet e fora dela, como saber o que e onde vale a pena aprender?


Ainda, de acordo com Fernando Carvalho, que tem vasta experiência em liderança, "esse trabalho de curadoria para seleção de aprendizados que mereçam o investimento do tempo (talvez o recurso mais valioso dos líderes da atualidade) é fundamental em nossos dias".


Segundo ele, essa curadoria "poderá ser feita de formas diferentes dependendo do estágio de desenvolvimento do líder":

​1. Em início de jornada, por outras pessoas em quem confia (autores, professores, gestores). 2. À medida que vai desenvolvendo sua musculatura de liderança, passa a precisar de um personal trainer (coaches, mentores, conselheiros). 3. Quando maduro, precisará assumir o protagonismo de sua curadoria de aprendizagem, realizando frequentemente diagnósticos para mapeamento dos seus "gaps" de conhecimento e elaboração de seus planos de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais.


"Ao escolher o que aprender, o líder estará escolhendo necessariamente o que deixará de aprender. Para quem gosta de aprender, essa constatação pode ser frustrante, mas ajudará a desenvolver também uma dose de humildade necessária a qualquer life long learner", concluiu Fernando.


10 views0 comments

Comments


bottom of page