top of page

Formação integral e aprendizagem

Será que quando falamos de formação em ambientes de aprendizagem, está intrínseco ao desenvolvimento integral do estudante?

Por Ana Carolina Junqueira Moreira e Daniela Beraguas Tarjino



Segundo a BNCC (2017), a formação e o desenvolvimento humano global apontam para a compreensão da “complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva”.


Essa complexidade pode ser melhor compreendida quando buscamos uma visão holística desse aluno que aprende de maneira integral.


De acordo com Relvas, o cérebro reage aos estímulos do ambiente, intensificando conexões e formando circuitos que processam informações e geram a aprendizagem. Sendo assim, o ensino que está para a aprendizagem, deve considerar que o cérebro é moldável aos estímulos do ambiente.


Ambiente que não se resume em um espaço físico apenas, mas que traz em seu significado, conforme dicionário Michaelis: condições físicas, biológicas e químicas que rodeiam os seres vivos; conjunto de condições psicológicas, socioculturais e morais que cercam uma pessoa e podem influenciar seu comportamento; circunstâncias, positivas ou negativas, que envolvem as pessoas. 


Será que nós educadores oportunizamos, de fato, estímulos que mobilizem conhecimentos para um desenvolvimento integral, promovendo pensamento, reflexão e ação do aluno?


Estamos refletindo sobre o processo de ensino-aprendizagem ou apenas planejando um ensino


 

Daniela Beraguas Tarjino

Pedagoga, Especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada e autora dos livro: PNLD 2021-Construindo as bases da alfabetização: Evidências Científicas aplicadas ao dia a dia escolar (aprovado pelo MEC) e Dona Rima.Editora Brilho Coletivo-Literatura Infantil.



Ana Carolina Junqueira Moreira

Pedagoga, com especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada e Gestão Escolar. Atua na área da educação há 20 anos.







37 views0 comments

Comments


bottom of page