Campanhas de matrículas e rematrículas sem erros são fundamentais para o crescimento das escolas particulares
Por Raquel Tiburski
Sócia-fundadora do superApp Diário Escola
Você tem certeza que toda sua equipe de gestão escolar e os processos para reter e captar novos alunos estão alinhados? Sua escola particular está pronta para realizar com sucesso as campanhas de matrículas e rematrículas sem erros?
POR QUE ISSO É IMPORTANTE
Campanhas de matrículas e rematrículas sem erros são fundamentais para o crescimento das escolas particulares. Afinal, é por meio delas que a instituição de ensino define o seu orçamento para o ano seguinte. Por isso, é importante evitar erros que possam prejudicar o resultado.
Veja os 7 principais pontos de atenção para evitar erros e aumentar as chances de reter e captar novos alunos.
1️⃣ Defina metas claras e alcançáveis
Antes de começar a planejar a campanha, é importante definir metas claras e alcançáveis. Isso ajudará a definir as estratégias e ações necessárias para atingir os objetivos planejados.
Sem metas claras, as campanhas de matrículas e rematrículas ficam sem propósito, gerando desmotivação dos colaboradores envolvidos. Por isso, é essencial definir com clareza a quantidade de matrículas e rematrículas que a escola deseja captar e reter.
2️⃣Conheça o seu público-alvo
Para criar uma campanha eficaz, é importante conhecer seu público-alvo. Isso inclui entender necessidades, interesses e expectativas.
Ao direcionar ações sem foco, a escola atinge pessoas fora do seu público-alvo, o que pode prejudicar a conversão de matrículas. Então, especialmente para captar novos alunos, é importante definir o perfil das famílias.
3️⃣Divulgue os diferenciais da sua escola
O que torna a sua escola única? Quais são os seus diferenciais? Destacar esses pontos é essencial para chamar a atenção de pais e alunos.
Os diferenciais da escola são informações super-relevantes para as famílias, pois influem diretamente na decisão pela melhor escola para os filhos. Por isso, é importante conhecer e divulgar todos os pontos fortes da sua escola.
4️⃣Desenvolva uma política de indicação
O marketing boca a boca é uma forma eficaz de divulgar sua escola. Ofereça vantagens e benefícios para incentivar a indicação de novos alunos.
O marketing boca a boca ainda é um recurso bastante eficiente para as escolas particulares. Por isso, é importante desenvolver uma política de indicação, oferecendo condições especiais e outras vantagens para as famílias que indicarem novos alunos.
5️⃣Utilize ferramentas digitais
As ferramentas digitais são fundamentais para automatizar processos e tornar as campanhas de matrículas e rematrículas mais eficientes.
O mundo está cada vez mais digital e não acompanhar essa realidade é um erro que muitas escolas particulares ainda cometem. Por isso, investir em ferramentas digitais com múltiplas soluções para organizar e facilitar o dia a dia da gestão escolar é essencial.
6️⃣ Ofereça praticidade aos pais
Os pais e responsáveis têm uma rotina corrida. Oferecer praticidade e comodidade é uma estratégia que funciona e rende bons frutos.
A rotina das famílias é bastante agitada e, por isso, é importante oferecer praticidade nos processos de matrículas. Uma boa opção é presenteá-las com a rapidez e a facilidade de matrículas e rematrículas 100% on-line.
7️⃣ Gerencie adequadamente os contatos
Registre e mantenha os contatos de pais, responsáveis e alunos que demonstraram interesse na sua escola. Isso ajudará a manter o relacionamento e a aumentar as chances de captar novas matrículas.
É importante guardar todos os dados das famílias durante os contatos realizados, mesmo que não tenham resultado em matrícula. Essa estratégia, certamente, pode favorecer a conversão de matrículas no futuro.
Como realizar campanhas de matrículas e rematrículas sem erros?
A verdadeira superdica para evitar esses e outros erros, é planejar a campanha de matrículas e rematrículas com antecedência. Uma estratégia que garante efetividade em todos os processos:
definir metas,
conhecer seu público-alvo,
divulgar os diferenciais da escola,
criar e estabelecer uma política de indicação,
escolher e investir em ferramentas digitais, e
gerir o registro dos contatos.
Investir em treinamento para os profissionais da educação que irão atender as famílias também é decisivo. É o que garantirá que, de fato, eles estejam preparados oferecer uma boa experiência de atendimento aos pais e responsáveis.
Enfim, realizar campanhas de matrículas e rematrículas sem erros e com sucesso, sem dúvida, passa por um planejamento cuidadoso, estratégias eficientes, pessoal preparado e o auxílio da tecnologia.
Nesse sentido, veja mais algumas dicas para fazer da matrícula um diferencial estratégico.
Ofereça um processo de matrícula simples e intuitivo.
Personalize a experiência de matrícula para cada família.
Ofereça condições especiais de pagamento.
Promova eventos e atividades para as famílias.
O sistema de gestão escolar faz a diferença
Um bom sistema de gestão escolar ajuda a automatizar processos e, assim, torna mais eficientes os processos da matrícula escolar. Com um superaplicativo de educação como sistema de gestão educacional, sua escola consegue:
definir metas e monitorar o desempenho,
segmentar o público-alvo,
criar campanhas personalizadas,
automatizar o envio de e-mails e mensagens,
receber pagamentos on-line,
gerar relatórios.
Por Raquel Tiburski
Sócia-fundadora do superApp Diário Escola
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