A verdadeira educação, em seu sentido mais amplo, convida-nos a participar ativamente do processo de construção de alicerces sólidos para a sociedade para além dos muros da escola.
Por Ana Carolina Junqueira Moreira e Daniela Beraguas Tarjino
Já parou para refletir sobre o significado da palavra "construir"? No dicionário, é definida como o conjunto de atividades necessárias para criar algo. Quando aplicamos essa ideia à educação sólida e eficaz, normalmente a associamos ao ambiente escolar.
No entanto, a verdadeira educação, em seu sentido mais amplo, convida-nos a participar ativamente do processo de construção de alicerces sólidos para a sociedade para além dos muros da escola. Como José Pacheco afirmou, "As escolas são feitas de pessoas, não de prédios".
Em vez de nos concentrarmos apenas nas estruturas escolares que conhecemos, deveríamos direcionar nossa atenção não apenas para o final da jornada educacional, mas para a concepção da educação como um berço, uma base, um início que influencia todo o percurso, começando formalmente na escola, mas indo muito além da preparação para o sucesso nos exames vestibulares.
Ao considerarmos esses alicerces, estamos criando condições não apenas para formar alunos pensantes, mas também para cultivar cidadãos ativos em uma sociedade que nos exige tomar decisões acertadas a todo momento.
Então, que bases são essas? São os pilares do desenvolvimento integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, pavimentando o caminho para o desenvolvimento de habilidades fundamentais. Conforme apontado por Zabala, quando a principal finalidade do ensino é o desenvolvimento integral, nosso foco vai além do aspecto cognitivo, englobando todos os elementos que compõem uma pessoa.
O que está além do conteúdo ensinado nas escolas? Trata-se do conteúdo que estimula o conhecimento real e, consequentemente, gera aprendizado.
Será que estamos realmente construindo bases sólidas ou simplesmente reproduzindo o que nos foi ensinado?
Essas bases resistem diante da nova geração, que tem acesso a informações de maneira exponencial e nunca antes experimentada? Como podemos fortalecer esses alicerces?
Essa reflexão e análise fazem sentido para você?
Daniela Beraguas Tarjino
Pedagoga, Especialista em Neurociência e Psicologia Aplicada e autora dos livro: PNLD 2021-Construindo as bases da alfabetização:Evidências Científicas aplicadas ao dia a dia escolar (aprovado pelo MEC) e Dona Rima.Editora Brilho Coletivo-Literatura Infantil.
Ana Carolina Junqueira Moreira
Pedagoga, com especialização em Neurociência e Psicologia Aplicada e Gestão Escolar. Atua na área da educação há 20 anos.
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