O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) acaba de definir a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) como banca organizadora para o seu próximo concurso público. A decisão foi homologada em 22 de setembro de 2026 e tem valor de R$ 482.492,00, confirmando o andamento da seleção com 18 vagas imediatas.

    Este novo concurso chega em um momento estratégico para o IMA/SC, que enfrenta cerca de 32% dos cargos em aberto em seu quadro funcional. Além das vagas anunciadas, o certame também contará com cadastro de reserva para todas as funções disponíveis.

    Detalhes da organização e contratação da FURB

    A escolha da FURB ocorreu por dispensa de licitação, embasada no artigo 75, inciso XV, da Lei nº 14.133/2021. O processo, registrado sob o número IMA 26379/2026, já está formalmente autorizado pelo Grupo Gestor do Governo, conforme estabelecido na Deliberação nº 1893/2026.

    O valor destinado para a banca organizadora demonstra o compromisso do órgão com a realização eficiente e transparente do concurso, que já movimenta o mercado local de concursos públicos. A FURB ficará responsável por todas as etapas principais do processo seletivo, exceto o exame toxicológico, que será gerido diretamente pelo IMA/SC.

    Vagas distribuídas por níveis e áreas de atuação

    O concurso contempla oportunidades para cargos de níveis médio, técnico e superior, divididos em três grupos ocupacionais. Para os candidatos de nível médio ou técnico, estão garantidas vagas para as funções de Técnico em Análise Ambiental Laboratório (1 vaga), Técnico em Atividades de Engenharia Serviços de Campo (1 vaga), Técnico em Informática (1 vaga) e cadastro de reserva para Técnico em Atividades de Engenharia Agrimensura.

    Já para os graduados, estão previstas 1 vaga em cada uma das seguintes áreas: Administrador, Biólogo, Engenheiro Civil, Economista, Geógrafo, Geólogo, Médico Veterinário, Oceanógrafo e Químico. Também haverá cadastro de reserva para Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro Sanitarista e/ou Ambiental e Engenheiro Químico.

    Além disso, existem vagas específicas para funções de Analista de Informática (5 vagas) e Analista Administrativo (1 vaga), reforçando a diversidade de áreas contempladas no concurso. Conforme as regras previstas, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência, assegurando maior inclusão.

    Formato do concurso e etapas de seleção

    O processo seletivo será dividido em quatro fases: inscrição, prova objetiva, avaliação de títulos e exame toxicológico. A FURB organizará as três primeiras etapas, enquanto o IMA/SC será responsável pelo exame toxicológico exigido no momento da convocação para nomeação.

    A avaliação objetiva contará com 60 questões de múltipla escolha, contendo cinco alternativas cada. A distribuição das questões incluirá: 6 de Língua Portuguesa, 6 de Raciocínio Lógico-Matemático, 6 de Noções de Administração Pública, 6 de Legislação Ambiental Aplicada e 36 focadas no Conhecimento Específico do cargo.

    As provas ocorrerão, principalmente, em Florianópolis. Caso a capacidade de locais seja insuficiente, outras cidades próximas como São José, Biguaçu e Palhoça poderão ser utilizadas para a aplicação dos exames. A avaliação de títulos terá caráter classificatório e será aplicada apenas a candidatos de nível superior, considerando pós-graduações e experiência profissional conforme critérios do edital.

    Inscrições, isenções e prazos previstos

    O edital ainda não tem data oficial de lançamento, mas a homologação do concurso deverá acontecer até 8 de janeiro de 2027, conforme cronograma previsto no Termo de Referência. A previsão do calendário definitivo será definida após a assinatura do contrato entre IMA/SC e FURB.

    O documento de inscrição vai estabelecer as regras para solicitação de isenção da taxa, seguindo a legislação estadual. Entre os grupos que podem requerer isenção estão doadores de sangue, medula óssea e leite materno, pessoas com renda até dois salários mínimos, voluntários da Justiça Eleitoral e jurados do Tribunal do Júri, além de candidatos com deficiência dentro dos critérios de renda estabelecidos.

    Esse concurso do IMA/SC chega em um momento de ampla movimentação no setor público, alinhado com projeções que indicam aumento de vagas para seleções em órgãos federais e estaduais. Nesse cenário, interessados em oportunidades públicas devem acompanhar outros concursos, como o da Receita Federal, cuja banca será escolhida em outubro com edital previsto para dezembro, ou mesmo o concurso da Câmara dos Deputados, que anuncia mais de 150 vagas com edital previsto para setembro.

    Vale a pena se preparar para o concurso IMA/SC com FURB?

    Para quem busca estabilidade e oportunidades em áreas ambientais e técnicas, o concurso do IMA/SC representa uma chance valiosa. A diversidade de cargos, abrangendo desde técnicos até especialistas, amplia o leque de opções para diferentes perfis. Além disso, a organização pela FURB garante um processo reconhecido e transparente.

    A expectativa de provas bem distribuídas em Florianópolis e cidades próximas facilita o acesso para candidatos da região. A inclusão de temas como Legislação Ambiental e Administração Pública na prova objetiva demonstra o direcionamento do edital à realidade da instituição.

    Por isso, acompanhar os próximos passos e se preparar com antecedência pode ser uma estratégia eficiente para garantir uma das 18 vagas imediatas ou o cadastro de reserva. A Revista em Veredas continuará trazendo atualizações sobre este e outros concursos, cursos gratuitos e notícias relevantes na área da educação e tecnologia.

    IMA/SC oficializa FURB como banca para concurso com 18 vagas em Santa Catarina

    Share.

    Concurseiro por vocação e escritor por paixão. Há uma década, acompanho de perto o Diário Oficial e os bastidores dos maiores processos seletivos do país. Já passei pelas redações dos principais players do nicho, incluindo o Curso Agora Eu Passo, sempre com o objetivo de entregar a informação que realmente importa para quem está na "trincheira" dos estudos. Se tem edital na praça ou concurso vindo aí, eu escrevo sobre.

    Leave A Reply