O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para 300 vagas no curso técnico em Multimeios Didáticos, oferecido na modalidade a distância. A oportunidade é para ingresso no primeiro semestre de 2027, com duração total de três semestres.

    A formação, que pode ser feita por estudantes do Ensino Médio e por quem já concluiu essa etapa, é oferecida pelo Campus São João da Boa Vista. As inscrições vão até 18 de novembro de 2026 e o processo seletivo será realizado por sorteio eletrônico.

    Quem pode se inscrever no curso técnico EaD em Multimeios Didáticos do IFSP?

    O curso é destinado a candidatos em duas modalidades: concomitante e subsequente ao Ensino Médio. Na modalidade concomitante, podem participar alunos regularmente matriculados no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio em outras instituições, enquanto a modalidade subsequente é para quem já concluiu o Ensino Médio.

    Não há limite de idade para os participantes, desde que respeitem os pré-requisitos ligados à escolaridade. A reserva de vagas segue a legislação federal, contemplando candidatos que estudaram o Ensino Fundamental em escolas públicas e atendam aos critérios das cotas sociais estabelecidas no edital.

    Detalhes do curso técnico em Multimeios Didáticos

    Essa formação capacita profissionais para atuar na produção e no uso de recursos tecnológicos e multimeios em contextos educacionais. O curso envolve conhecimento sobre materiais audiovisuais, equipamentos e comunicação, bem como suporte a atividades pedagógicas.

    O IFSP oferece o curso totalmente gratuito. No entanto, para participar do processo seletivo, é preciso pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 30. Existe a possibilidade de isenção para candidatos que preencham os requisitos especificados no edital, com pedidos devem ser feitos até 11 de novembro.

    Como realizar a inscrição para o curso técnico EaD do IFSP?

    As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pelo Portal de Processos Seletivos do IFSP até 18 de novembro de 2026. O candidato pode escolher até três opções de curso dentro do mesmo campus, incluindo Multimeios Didáticos e outras formações técnicas oferecidas no Campus São João da Boa Vista.

    O sorteio eletrônico para definir a classificação dos aprovados acontecerá no dia 30 de novembro. O resultado preliminar será divulgado em 2 de dezembro, enquanto a lista final sai em 7 de janeiro de 2027.

    Importância do curso técnico EaD e oportunidades na área

    O curso técnico EaD em Multimeios Didáticos é uma alternativa para quem busca uma formação técnica que alia tecnologia e educação, um setor com demanda crescente. Além disso, quem se interessa por cursos técnicos gratuitos pode conferir outras opções como as que o SENAI-SP oferece, com mais de 3.300 vagas para diversas áreas técnicas.

    Também há oportunidades em cursos EaD em áreas ligadas a tecnologia e educação, como os que a UFMS está oferecendo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de especializações e formações voltadas para o ensino e ciências.

    Vale a pena investir no curso técnico EaD do IFSP em Multimeios Didáticos?

    Para quem deseja se capacitar na área de tecnologias aplicadas à educação, o curso técnico do IFSP representa uma boa oportunidade. A modalidade EaD oferece flexibilidade de horários e acessibilidade, além de permitir a entrada no mercado em um tempo reduzido.

    Com o processo seletivo por sorteio, aumenta-se a chance de acesso para diversos perfis de candidatos. A formação, alinhada ao crescimento do uso de recursos digitais em ambientes pedagógicos, pode abrir portas para atuações em instituições de ensino, produção de conteúdos e suporte tecnológico.

    Share.

    Concurseiro por vocação e escritor por paixão. Há uma década, acompanho de perto o Diário Oficial e os bastidores dos maiores processos seletivos do país. Já passei pelas redações dos principais players do nicho, incluindo o Curso Agora Eu Passo, sempre com o objetivo de entregar a informação que realmente importa para quem está na "trincheira" dos estudos. Se tem edital na praça ou concurso vindo aí, eu escrevo sobre.

    Leave A Reply